Sejam bem-vindos e bem-vindas. Vamos entender o significação de eutrofização.
O que é eutrofização?
A palavra "Eutrofização", do grego eutrophos, significa bem nutrido. É um processo observado em diferentes corpos d'água, rios, lagos, lagoas, e que se caracteriza pelo EXCESSO de nutrientes, principalmente de nitrogênio e fósforo, esse excesso de nutrientes provoca o crescimento desordenado da população de microrganismos que ali habitam, como as algas e as cianobactérias.
Como o excesso de nutrientes provoca a eutrofização?
À medida que as algas e as cianobactérias morrem e se decompõem, os microrganismos envolvidos no processo de decomposição consomem oxigênio, levando à diminuição dos níveis de oxigênio presente na água.
Com o passar do tempo, uma camada esverdeada surge na superfície da água. Que impede que os raios de sol penetrem nas camadas mais internas desse ambiente aquático. Assim, prejudicando a fotossíntese que é realizada pelas algas e cianobactérias.
O que desencadeia a eutrofização?
A eutrofização é um processo natural, mas frequentemente é desencadeada por atividades humanas, como o lançamento do esgoto doméstico, o escoamento de fertilizantes usados na agricultura.
O que a eutrofização pode provocar?
O processo de eutrofização diminui a quantidade de oxigênio no ambiente aquático, assim, eutrofização pode provoca a morte de diversas espécies de seres vivos que necessitam de oxigênio para sobreviver, como animais e vegetais, por isso, a eutrofização tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Como podemos resolver esse problema?
É importante que ocorra o tratamento adequado do esgoto antes de ser lançado nos rios e lagos.
Assista ao vídeo completo em: