(FM-ABC) Na tira acima, o cão ....


(FM-ABC) Na tira acima, o cão “analisado” descende de cães pertencentes a raças diferentes.

Sabe-se que o cão doméstico (Canis familiaris) apresenta número diploide de cromossomos igual a 78 (2n = 78). Portanto, pode-se prever que o exemplar “protagonista principal” dessa tira tenha 

a) um número de cromossomos diferente de 78 em suas células somáticas, uma vez que descende de raças diferentes. 

b) metade desse número diploide de cromossomos em seus linfócitos, fibroblastos e adipócitos, uma vez que descende de raças diferentes. 

c) 38 e 40 cromossomos, respectivamente, em suas células somáticas e germinativas, uma vez que as diferentes raças de cães domésticos pertencem à mesma espécie. 

d) 39 cromossomos nas células produzidas ao final da gametogênese, uma vez que as diferentes raças de cães domésticos pertencem à mesma espécie. 

e) 78 cromátides na metáfase da mitose, uma vez que diferentes raças de cães domésticos pertencem à mesma espécie.


Resolução:

Existe uma grande variedade de cães. Entretanto, toda essa “variedade”, todas essas diferentes raças existentes pertencem a uma mesma espécie: Canis lupus familiaris. Com isso, todas as raças de cães possuem o mesmo número de cromossomos. 

A gametogênese é o processo de formação de gametas. Durante a gametogênese, ocorre a meiose, nesse processo ocorre redução dos cromossomos à metade. Assim, se o cão tem 78 cromossomos, no final da gametogênese as células produzidas terão 39 cromossomos.


Resposta letra d.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eutrofização

Sejam bem-vindos e bem-vindas. Vamos entender o significação de eutrofização . O que é eutrofização? A palavra "Eutrofização", do...