(ENEM - 2009) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores.
Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.
B) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
C) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
D) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.
E) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.
Resolução:
Antes de iniciar a resolução desse exercício, vou dar uma dica a vocês. Sempre ao resolver um exercício de biologia marque as informações principais para não se confundir. Certo?
Vamos começar.
Pelo enunciado podemos notar que o gene para a cor das flores das ervilhas possui dois alelos. Para a flor de cor vermelha “V”, e para a flor de cor branca “v”. Ao cruzar indivíduos puros “VV” e “vv”, todos os descendentes da primeira geração de filhos (F1) tinham um fator de cada genitor, assim eram “Vv” e, além disso, eram todos vermelhos. Com isso, concluímos que o alelo “V” é dominante em relação ao alelo “v”.
Como distinguir uma planta cujas flores são vermelhas? Será essa planta “VV” ou “Vv”? Homozigótica ou heterozigótica? Para resolver esse problema, é necessário fazer um novo cruzamento, com plantas brancas “vv”.
Cruzamentos:
“Vv” x “vv”= Vv Vv vv vv = 50% vermelhas, 50% brancas
"VV” x “vv” = 100% Vv
As plantas “VV” produzirão todos os descendentes com flores vermelhas.
E, as plantas com “Vv” produzirão descendentes com flores vermelhas e também brancas.
Assim, a resposta é a alternativa b.
B) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
Espero que tenha ajudado. Abraços.

Dúvidas, opniões, deixe um comentário
ResponderExcluir