Outros sistemas de numeração

Antigos sistemas de numeração - já caiu no ENEM:

Sistema de numeração egípcio:

(Há cerca de 5 000 anos) - o sistema de numeração egípcio é um sistema aditivo, de base dez. Assim, os egípcios contavam formando grupos de 10 elementos. Um mesmo símbolo poderia ser repetido até 9 vezes. Com símbolos especiais para o 1, 10, 100, 1000, 10 000, 100 000 e não havia símbolo para o zero.  Também utilizam o  sistema multiplicativo.
Alguns exemplos:
A posição do símbolo não alterava seu valor:

Sistema de numeração babilônico:

(Há cerca de 5 000 anos) - o sistema de numeração babilônico foi criado por comerciantes que viviam na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates (o atual Iraque), eles tinham a necessidade de documentar suas atividades comerciais. 

Representavam os números menores que 60 em base 10, os outros números eram representados em base 60, utilizavam o princípio posicional (a posição do algarismo altera seu valor) e sistema também era aditivo. Não havia símbolo para o zero, mas deixavam um espaço para indicá-lo. 

Alguns exemplos:

Sistema de numeração grego:

(Há cerca de 600 anos a.C.) - os gregos utilizavam um sistema de numeração que também era um sistema aditivo e de base 10. Os números eram representados por letras.

Alguns exemplos:

Sistema de numeração romano:

(Há cerca de um século a.C.) - no sistema de numeração romano eram usados sete símbolos:

Era um sistema aditivo, de base 10 e posicional. Os símbolos poderiam ser repetidos até 3 vezes. 

Ainda hoje utilizamos esse sistema para diversas situações, como a designação de séculos, datas, reis, papas,capítulos e volumes de livros, em alguns relógios, assim é muito importante conhece-lo.

Alguns exemplos:
I    1
II   2
III  3
IV  4
V   5
X   10
XX 20
L    50
C   100
M  1 000

Leia mais.

Sistema de numeração chinês e japonês:

(Há cerca do século III a.C.) - os chineses e japoneses utilizavam um sistema de numeração aditivo e multiplicativo, de base 10. Os números eram representados de cima para baixo ou da esquerda para a direita. O lugar do zero era ocupado por um círculo.

Exemplos:

Sistema de numeração maia:

(Há cerca do século IV d.C.) - o sistema de numeração maia era um sistema posicional, de base 20. Usavam traços e pontos para representar os números. 

Os maias desenvolveram um calendário, conheciam astronomia, arquitetura, além de ter grande atividade comercial.
 
figura-fonte: wikipedia

Sistema de numeração indo-arabico:

Os árabes ao se deslocarem pelo norte da África e depois até a Espanha foram os responsáveis por difundir o sistema de numeração decimal ou sistema indo-arábico, sistema que originalmente foi criado por indianos, nesse sistema é utilizado o zero e a notação posicional (a posição do algarismo altera seu valor). Nesse sistema são utilizados até 10 símbolos - 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 -.

Importante: exercícios envolvendo sistema de numeração já fizeram parte das provas do ENEM.

Referências:

  1. Praticando matemática.
  2. Fundamentos de Matemática I.
  3. Noções de sistema de numeração. UFPB <http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch03s01.html>
  4. Fio Cruz. <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=985&sid=9>
  5. Fio Cruz.<http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=973&sid=9>
  6. Sobre OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ROMANO (ROMANO/MEDIEVAL/MODERNO) <http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2e.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eutrofização

Sejam bem-vindos e bem-vindas. Vamos entender o significação de eutrofização . O que é eutrofização? A palavra "Eutrofização", do...